Dados do Trabalho
Título
Avaliação de Tomografias de Crânio em Pacientes Oncológicos no Pronto-Socorro: Insights para Otimização de Recursos
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Descrever as principais indicações e resultados das tomografias computadorizadas (TC) de crânio realizadas no pronto-socorro de um hospital oncológico.
Material(is) e método(s)
Estudo retrospectivo, unicêntrico, que avaliou todas as TC de crânio realizadas no pronto-socorro de um hospital oncológico, no período de julho de 2022 e novembro de 2023. Foram avaliados dados clínicos, bem como as indicações e resultados dos exames de TC de crânio
Resultados e discussão
Foram incluídos no estudo 1087 pacientes, com idade média de 58,5 anos (DP: 18,5 anos), sendo 701 mulheres (64,5%) e 386 homens (35,5%). A maioria dos pacientes (n=888; 81,7%) tinham antecedente de neoplasia maligna, sendo as mais comuns: mama (25,8%), trato gastrointestinal e neoplasias hematológicas (11,1% cada). As principais indicações para realização de TC de crânio na emergência foram: cefaleia (30,0%), traumatismo cranioencefálico (TCE) e alteração do nível de consciência (14,9% cada), vertigem (9,1%), AVC (6,3%) e convulsão (6,2%). Dos exames realizados, 452 (41,6%) eram normais, 422 (38,8%) tinham achados não significativos para a queixa clínica da emergência, e 213 (19,6%) tinham achados significativos. Os pacientes com diagnóstico prévio de câncer apresentaram maior percentual de achados significativos na TC de crânio, quando comparados ao pacientes não-oncológicos (21,2% vs. 13,0%; p=0,008). A taxa de achados significativos na TC de crânio de acordo com as principais indicações foi de 15,6% para cefaleia, 16% para TCE, 19,1% para alteração do nível de consciência, 11,1% para vertigem, 40,6% para AVC e 25,4% para convulsão.
Conclusões
Os resultados demonstram que os pacientes oncológicos com queixas neurológicas no pronto-socorro têm maior chance de apresentar achados significativos na TC de crânio. No entanto, a maioria dos exames realizados (cerca de 80%) não apresenta achados significativos, demonstrando a necessidade de entender melhor quais as indicações mais assertivas para otimizar recursos, evitando a realização de exames desnecessários.
Palavras Chave
Indicações para Tomografia Computadorizada; Otimização de Recursos em Saúde; Avaliação de Resultados.
Arquivos
Área
Neurorradiologia
Instituições
A.C. Camargo Cancer Center - São Paulo - Brasil
Autores
SORAIA DAMIAO, CÉLIA RODRIGUES, LEIVANIO PONTE, ARTHUR CHAGAS, BRUNO CERQUEIRA, MELISSA GRESS, ALMIR BITENCOURT