Dados do Trabalho
Título
LACTOBEZOAR GÁSTRICO. AVALIAÇÃO ECOGRÁFICA DE UM DISTÚRBIO INCOMUM.
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Lactobezoar é uma massa compacta de leite mal digerido, localizada no trato gastrointestinal. É mais frequente em neonatos e pode dificultar o esvaziamento gástrico, mimetizando uma variedade de condições clínicas e cirúrgicas, sendo um diagnóstico etiológico incomum de abdome agudo obstrutivo na população pediátrica. A proposta desse estudo é relatar os achados ultrassonográficos de um caso clínico de um volumoso lactobezoar gástrico diagnosticado em um Hospital Universitário.
História clínica
Neonato com histórico de sofrimento fetal agudo, alimentando-se com fórmula de partida via sonda orogástrica, no oitavo dia de vida evoluiu com distúrbios hidroeletrolíticos e acidose metabólica. Apresentou intercorrência neste mesmo dia à noite com episódio de vômito e queda de saturação, sendo aspirado a via aérea superior com leite e sonda orogástrica com resíduo lácteo. Nova aspiração pela manhã apresentou resíduo de secreção láctea, com melhora parcial da distensão abdominal. Suspenso a dieta e solicitado ultrassom de abdome total para avaliação do quadro. No estudo ecográfico no décimo dia de vida, identificou-se estômago hiperdistendido apresentando no seu interior material heterogêneo de média ecogenicidade, móvel, aparentemente sólido e algo lobulado, com focos hiperecogênicos de permeio sugestivas de conteúdo aéreo, sem fluxo ao estudo Doppler. Diante dessas características levantou-se a hipótese diagnóstica de lactobezoar gástrico.
Discussão e diagnóstico
O lactobezoar em recém-nascidos é uma condição rara, porém a mais comum causa de bezoar na infância segundo as informações da literatura. A sua ocorrência está associada a alimentação com fórmula infantil dissolvida em proporções inadequadas de água ou hiperconcentradas. O diagnóstico e tratamento precoces podem previnir complicações graves como desnutrição e perfuração intestinal. O tratamento clínico conservador com dieta zero, lavagem gástrica com soro fisiológico e N-acetilcisteína costuma ser efetivo na maioria dos casos, promovendo a resolução do quadro clínico, como no presente caso, em que realizou-se o controle ecográfico após 5 dias com resolução completa da lesão intragástrica anteriormente visualizada e melhora clínica.
Conclusões
O lactobezoar gástrico é uma condição que possui um excelente prognóstico se diagnosticada e tratada precocemente. A sua apresentação clínica pode assemelhar-se a diversas outras afecções gastrointestinais e a ultrassonografia se destaca por ser um método não invasivo e com boa acurácia diagnóstica.
Palavras Chave
Lactobezoar; Bezoar; Ultrassom
Arquivos
Área
Ultrassonografia
Instituições
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
CAIO MAURICIO RODRIGUES ANTONIEWICZ, LEONARDO FONTENELLE DE CARVALHO, NADIA VIEIRA ALVES ALVARENGA, RAPHAEL BRUM CARDOSO, MATHEUS FAGUNDES DOEHLER, ANDRESSA ARAÚJO DOS SANTOS, LUANA FRAGA TORRES DE OLIVEIRA