Dados do Trabalho
Título
Ensino da morfologia através de workshops de ultrassonografia (USG) para alunos do primeiro ano da graduação em medicina
Introdução e objetivo(s)
O ensino da Morfologia para alunos de Medicina apresenta desafios para o aprendizado e retenção de conteúdos a longo prazo, devido à alta carga de temas, terminologia e aulas teóricas. Metodologias ativas, que estimulam a prática, devem ser priorizadas para atingir melhores resultados. A ultrassonografia (USG), uma tecnologia dinâmica e de baixo risco, surge como uma ferramenta que viabiliza essas metodologias na formação do estudante, por meio de workshops que protagonizam o aluno. Torna-se interessante exemplificar como a prática radiológica guiada por especialistas pode ser incorporada ao ensino da teoria da anatomia e morfologia humana e elucidar a riqueza de aprendizagem envolvida numa atividade que reúne professores, preceptores de Diagnóstico por Imagem, médicos residentes em Radiologia e alunos de graduação.
Método(s)
Os workshops são um componente da grade curricular de Morfologia para os alunos do primeiro ano da graduação, que podem aplicar seu conhecimento de anatomia em prática, na USG Hands-On. Para cada módulo (Membro Superior, Membro Inferior, Cabeça e Pescoço, Tórax e Abdome) é oferecido um dia com diversas estações e atores. Em cada estação, um pequeno grupo de alunos primeiro observa o exame realizado pelo médico residente, para depois treinar por conta própria, individualmente, exercitando sua conduta frente ao paciente (ator), confiança e habilidade no manuseio do transdutor e identificação de estruturas anatômicas.
Discussão
Através dessa atividade, o aluno tem a oportunidade de recordar os assuntos estudados, visualizar e localizar as estruturas, participar no aprendizado dos colegas e vivenciar a prática na residência médica em Radiologia de maneira indireta. Entretanto, o método exige pré-requisitos, principalmente o preparo cognitivo dos alunos e capacitação da equipe de imaginologistas para esse desafio.
Conclusões
Descoberta para os alunos, reforço para os residentes e exercício da preceptoria para os especialistas, os workshops de USG são uma atividade ímpar de integração na prática da Radiologia ao Ensino, criando um novo espaço para profissionais de Imagem. São desejáveis estudos futuros na aplicação e coleta de opiniões desses alunos nos anos seguintes, para avaliar o impacto que essas atividades têm em sua formação.
Palavras Chave
Hands-on; Ultrassonografia; Anatomia
Arquivos
Área
Ensino
Instituições
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil
Autores
KEVIN HIDEKI HONDA, FELIPE PRIETO SIQUEIRA, CAMILE GERBAUDO NAKAZATO, JULIANA SANTOS MATSUMURA, PEDRO HENRIQUE MACHADO CARANI, ANTÔNIO RAHAL JR, GUILHERME CICONELLI DEL GUERRA, AURELIANO TORQUATO BRANDÃO, FABIO CARDILLO VIEIRA, VICTOR ARANTES JABOUR, STEPHANIE CATARINE CARQUEIJO DE CASTRO, SUHEYLA POLLYANA PEREIRA RIBEIRO, IZABEL DE OLIVEIRA KARAM, EUNICE STANCATI, MARIO LENZA, LUIZ GUILHERME DE CARVALHO HARTMANN, RONALDO HUEB BARONI, MARCELO ROCHA CORRÊA DA SILVA, MIGUEL JOSÉ FRANCISCO NETO, MARCOS ROBERTO GOMES DE QUEIROZ, JULIO CESAR MARTINS MONTE, ALEXANDRE HOLTHAUSEN