Dados do Trabalho


Título

Um novo direcionamento das redes sociais para o ensino da radiologia – Radiochallenge

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Este trabalho pretende relatar a experiência da inserção de recursos interativos de ensino nas redes sociais para aprendizado radiológico na graduação médica.

História clínica

A monitoria de Anatomia Radiológica promove aulas curriculares para os alunos do terceiro semestre de medicina. Semanalmente, três métodos radiológicos, aplicados em uma determinada região anatômica, são abordados separadamente por três monitores. Para complementar o ensino, utilizou-se a rede social Instagram, através do seu recurso Stories, em que as imagens postadas permanecem visíveis por 24 horas na plataforma, possibilitando a inserção de enquetes, perguntas de múltipla escolha ou resposta escrita. Este recurso permite o incentivo à participação ativa dos seguidores de nosso perfil nesta rede social. Dessa forma, foram elaborados 11 casos diferentes, os quais exploraram os assuntos abordados nas respectivas 11 semanas de aula, como: ultrassonografia de tireoide e observação de alterações nodulares, bem como artefatos identificados nesse método; radiografia de ombro e suas diferentes incidências; distinção entre as principais janelas tomográficas e as principais indicações a depender do que é investigado; particularidades da ressonância magnética e patologias identificáveis por esse método de imagem. Os Stories foram divulgados semanalmente, no perfil do Instagram da monitoria, sob o título de RadioChallenge, funcionando como um verdadeiro desafio para os estudantes.

Discussão e diagnóstico

As redes sociais são potenciais alternativas para o ensino, através de atividades colaborativas, interação e partilha de conhecimentos entre os adeptos destes recursos. Assim, seu uso intermedia a difusão de informações mais atualizadas da área radiológica, bem como permite que sejam criadas metodologias ativas de ensino, gerando novas experiências, atitudes e valores para os estudantes. Neste trabalho, isso foi observado através da interação semanal dos alunos do módulo de Anatomia Radiológica do terceiro semestre de medicina, bem como de estudantes que já passaram por tal componente curricular, médicos residentes e radiologistas que acompanham o Instagram da monitoria, demonstrando o uso dessa rede para promoção e fortalecimento do aprendizado radiológico.

Conclusões

A aplicação do uso das redes sociais na educação deve ser incentivada, haja vista a cooperação que existe entre tecnologia e ensino; ressaltando um novo direcionamento da tradicional estrutura não científica das redes sociais.

Palavras Chave

ENSINO; RADIOLOGIA; REDES SOCIAIS

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

ALESSANDRA LIMA COSTA, ANTONIO VITOR NASCIMENTO MARTINELLI BRAGA, LAURA VILAS-BOAS SOUSA, AMANDA PESSOA MARTINS TORRES DA SILVA, IONARA MARIA DE ALMEIDA SANTOS, GUSTAVO SOUSA ABREU, LUNA SOUZA SILVA VILANOVA, CAROLINA FREITAS LINS