Dados do Trabalho


Título

Enigmas e charadas: ferramentas lúdicas podem ser úteis para o ensino de radiologia?

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Analisar a percepção de estudantes de medicina sobre o workshop “Enigmas e Charadas Radiológicos” como atividade complementar para ensino da radiologia no ciclo básico da graduação médica.

Material(is) e método(s)

Trata-se de um estudo observacional transversal com aplicação de questionário para estudantes da graduação médica. Foram elaboradas cinco charadas pelos monitores discentes de anatomia radiológica e pela docente radiologista, abordando indicações de exames de imagem e identificação de estruturas anatômicas. A turma foi dividida em quatro grupos para realização da atividade através da plataforma “Kahoot”. Foi obtido um ranking, seguido de apresentação em PowerPoint para correção da atividade. No final do semestre, os alunos receberam um questionário com 35 questões que avaliou: perfil sociodemográfico, autoavaliação do aprendizado e opinião dos alunos sobre a oficina. As questões foram baseadas na escala Likert modificada. Foram excluídos os questionários incompletos e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi obtido de todos os participantes. Foi realizado o coeficiente alfa de Cronbach, sendo >0,7 considerado confiável.

Resultados e discussão

No total, 59 estudantes participaram do estudo (20±5 anos, 57,6% do sexo feminino). O alfa de Cronbach foi de 0,92, indicando excelente confiabilidade do questionário. Da amostra, 88% declararam a atividade clinicamente relevante; 88% consideraram a oficina como um recurso didático para aprendizagem; 93,2% afirmaram melhor aprendizado de anatomia radiológica; 84,7% responderam que a atividade contribuiu para seu futuro desempenho na área médica de forma excelente ou acima da média; 93,2% relataram fortalecimento dos vínculos interpessoais. Enigmas e charadas, por serem jogos de conhecimento do público em geral, demonstram ser eficientes para incentivar a participação e o interesse dos estudantes. Nesse sentido, sua associação ao ensino de radiologia mostrou desempenho superior ao das aulas meramente expositivas no ambiente acadêmico. Assim, o uso de enigmas e charadas pode ser uma forma inovadora de promover o conhecimento em radiologia de forma interativa e dinâmica, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Conclusões

Os enigmas e charadas demonstraram ser estratégias pedagógicas interativas e bem-humoradas, funcionando como potencializadores da aprendizagem em Radiologia para estudantes de medicina.

Palavras Chave

ENSINO; RADIOLOGIA; ENIGMAS E CHARADAS

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

IONARA MARIA DE ALMEIDA SANTOS, AMANDA PESSOA MARTINS TORRES DA SILVA, GUSTAVO SOUSA ABREU, ALESSANDRA LIMA COSTA, LUNA SOUZA SILVA VILANOVA, CAROLINA FREITAS LINS