Dados do Trabalho
Título
“Onde está o coração?”: Como a gamificação pode ajudar no ensino da radiologia
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Analisar a percepção de estudantes de medicina sobre o Game Radiológico “Onde está o coração?” como atividade complementar para ensino da radiologia no ciclo básico da graduação médica.
Material(is) e método(s)
Estudo transversal observacional com aplicação de questionário para alunos do terceiro semestre da graduação médica. Monitores discentes e docente radiologista desenvolveram um game radiológico com fins educacionais através da plataforma “Kahoot” para apresentação das perguntas. Cada questão continha a imagem de um exame radiológico em que era visualizada uma estrutura normal ou patológica com semelhança ao formato de um coração. Foram formados grupos e o desafio era identificar a estrutura anatômica correspondente ao desenho de coração, o método de imagem e suas características. Concluído o jogo no “Kahoot”, foram exibidos slides do Powerpoint para revisão das perguntas. Após as atividades, os alunos foram convidados a responder um questionário com 35 perguntas que avaliava as características sociodemográficas do participante, a autoavaliação de aprendizagem da anatomia radiológica e a opinião dos estudantes sobre as atividades conduzidas no Game. Questionários incompletos foram excluídos e foi obtido o termo de consentimento livre e esclarecido de todos os participantes. Foi realizada análise alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade das questões. Valores acima ou iguais a 0,7 foram considerados aceitáveis.
Resultados e discussão
Da amostra, 59 estudantes (20±5 anos, 58% feminino) participaram do estudo. O alfa de Cronbach foi 0,940, indicando excelente confiabilidade do questionário. Da amostra, 91% julgaram o Game como uma ferramenta acima da média ou excelente para o aprendizado da Anatomia Radiológica, 81% julgaram o jogo com alto valor educacional. Outros 74% consideraram os materiais apresentados na atividade clinicamente relevantes. Por fim, 90% consideraram seu nível de aproveitamento com a atividade em excelente ou acima da média e 74% afirmaram que a atividade contribuiu significativamente para o aprendizado. Assim, pode-se perceber que a associação entre anatomia e radiologia é benéfica para a aprendizagem dos estudantes, além de que quando são utilizados recursos tecnológicos educacionais, o engajamento e a retenção do conhecimento aumentam.
Conclusões
O Game Radiológico “Onde está o coração?” contribuiu para o aprendizado dos discentes, de modo a acrescentar na futura prática clínica.
Palavras Chave
RADIOLOGIA; ENSINO; GAMIFICAÇÃO
Arquivos
Área
Ensino
Instituições
Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
AMANDA PESSOA MARTINS TORRES DA SILVA, IONARA MARIA DE ALMEIDA SANTOS, LUNA SOUSA SILVA VILANOVA, ALESSANDRA LIMA COSTA, GUSTAVO SOUSA ABREU, CAROLINA FREITAS LINS