Dados do Trabalho
Título
Latíssimo do dorso - Relato de caso de uma lesão rara diagnosticada pela ressonância magnética
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Relatar um caso e revisar a literatura acerca desta lesão incomum.
História clínica
Paciente de 64 anos relata dor no ombro direito após queda no banheiro há uma semana. Nega cirurgias prévias e a prática de esportes. Refere dificuldade para levantar o membro superior direito. O exame físico apresenta limitação da elevação do membro superior, assim como da rotação externa e da abdução além de dor a palpação da região axilar, sem equimoses evidentes. A RM detectou rotura insercional dos músculos latíssimo do dorso e peitoral maior.
Discussão e diagnóstico
A lesão pode ocorrer em qualquer região do latíssimo do dorso. Devem ser ressaltados os principais sítios de lesão: tendão, junção miotendínea, músculo ventral e músculo costal. Lesões no latíssimo do dorso são majoritariamente relatadas por jogadores de beisebol profissionais, serviços militares, praticantes de crossfit, escalada, tênis e golfe. A incidência é maior em indivíduos jovens do sexo masculino.
Pacientes com lesão do músculo latíssimo do dorso descrevem a sensação de queimação ou estalo na axila seguidos de dor e fraqueza. Sua lesão ocorre em situações de abdução e rotação externa durante exercícios resistidos que podem ser exemplificadas como pull up, no qual o indivíduo se segura em uma barra de metal e mantém os braços estendidos acima da cabeça durante uma queda ou puxando o corpo para cima e para frente.
Na apresentação clínica podem estar presentes a equimose axilar e massa palpável que é geralmente confundida com sarcoma. Utilizando modalidades de imagens é possível obter o diagnóstico diferencial de osteoma e osteóide intracortical ou osteossarcoma paroesteal.
Conclusões
O diagnóstico dessa lesão é obtido principalmente através da RM. O tratamento pode ser realizado tanto de modo conservador quanto invasivo, entretanto, foi relatado que o processo cirúrgico é direcionado aos atletas de alto nível com objetivo de preservar a força muscular enquanto o tratamento conservador possui bons resultados quando direcionado a atletas recreativos.
Palavras Chave
Latíssimo do dorso; Ressonância magnética; Trauma
Arquivos
Área
Sistema Musculoesquelético
Instituições
UNAERP - São Paulo - Brasil
Autores
NATÃ NASCIMENTO DE JESUS GRAÇA, DANIEL DE ALMEIDA PIRES, MARCIO LUIS DUARTE