Dados do Trabalho
Título
Aneurisma de tronco da artéria pulmonar: um relato de caso
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O objetivo deste estudo é apresentar um relato de caso clínico sobre o aneurisma de tronco da artéria pulmonar, abordando os exames de diagnóstico por imagem empregados para a detecção e caracterização do aneurisma.
História clínica
Paciente do sexo feminino, 48 anos, portadora de hipertensão idiopática com diagnóstico aos 20 anos de idade, sem etiologia definida. Procura o serviço de saúde, queixando-se de dispneia, ortopneia, poliúria e noctúria. Foi realizado raios-x de tórax e angiotomografia do tórax. O raios-x evidenciou aumento da área cardíaca, principalmente da região esquerda do coração. Na angiotomografia, a paciente foi diagnosticada com aneurisma do tronco da artéria pulmonar (ATAP), onde foi visualizada dilatação do tronco da artéria pulmonar, com calibre de até 10,7 cm e ainda das artérias pulmonares direita (3,4 cm) e esquerda (3,1 cm) pérvias. Além disso, foram evidenciadas compressão do brônquio esquerdo, com sinais de hiperinsuflação pulmonar deste lado, com moderada dilatação de câmaras direitas e moderado derrame pericárdio.
Discussão e diagnóstico
A hipertensão pulmonar é uma doença que afeta as artérias dos pulmões, levando a um aumento da pressão arterial nesta região. Isso ocorre devido a uma série de alterações nas paredes dos vasos sanguíneos pulmonares, resultando em um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo. Como consequência, o coração precisa exercer mais força para bombear o sangue através desses vasos restritos, o que eventualmente pode levar a complicações cardiovasculares, incluindo aneurismas. O ATAP é uma dilatação anormal e localizada dessa artéria, ocorrendo devido a uma fraqueza na parede da artéria, que se expande e se torna suscetível à ruptura. A angiotomografia é uma ferramenta importante no diagnóstico do ATAP, pois pode fornecer informações precisas sobre a localização, tamanho, extensão e características do aneurisma. Além disso, a TC pode auxiliar na avaliação de complicações associadas, como trombos intraluminais, obstrução de vasos ou compressão de estruturas adjacentes.
Conclusões
Diante do proposto relato, podemos inferir que o diagnóstico por imagem se fez presente na investigação da patologia, se mostrando essencial na detecção e avaliação do aneurisma de tronco da artéria pulmonar.
Palavras Chave
Hipertensão pulmonar; Aneurisma do tronco da artéria pulmonar; angiotomografia de tórax.
Arquivos
Área
Técnicas Radiológicas
Instituições
HC-UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
HORTENCIA JESUS FERREIRA, JULIANA APARECIDA FERREIRA BORGES, JOSE THIAGO CASTRO, NATALIA SIMÕES GALINI SCHWARZ ANDRADE, FABIANO REIS