25º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Feres Secaf)

Notícias


01/05/2021 07:00:00 Participe das sessões do Feres Secaf deste sábado

Neste sábado, o Curso Feres Secaf começa mais cedo: a partir das 8h30 a programação científica já estará acontecendo e com muitas novidades. Confira alguns destaques e participe:

Sala 1

A programação de Radiologia Musculoesquelética traz os módulos Mão e Punho; Tendões; Três Dicas em 10 Minutos sobre tópicos como Lesões Condrais no Joelho, Lesões da Placa de Crescimento e Pós-operatório do Manguito Rotador, além da Maratona de Casos. A partir das 10h20, o primeiro momento da Inovação será realizado, com aula sobre “Tomografia Computadorizada com Carga e suas Aplicações Práticas”, ministrada pelo Dr. Carlos Felipe Teixeira Lobo, seguida da aula “Ganha-Ganha em RM: Uma Nova Era na Imagem por Ressonância”, por Noé Hashimoto, realizada com o apoio da GE Healthcare. Para finalizar, a sessão plenária traz aula ministrada pelo Dr. Michel Daoud Crema, brasileiro que atua na França.

Sala 2

O módulo de Neurorradiologia ocupa toda a sala 2 do Curso Feres Secaf neste sábado, com módulos sobre Atualização em Infecção do SNC, Casos Desafiadores, Atualização em Doença Vascular e Três Dicas em 10 Minutos sobre Avaliação Pós-operatória da Hipófise, Disrafismos Espinhais e Síndromes Demenciais. Às 10h20, o Momento da Inovação traz a Dra. Suely Fazio Ferraciolli para apresentar o artigo A Deep Learning-Based Model for Detecting Abnormalities on Brain MR for Triaging, e o Dr. Felipe Kitamura para falar sobre Brain Triage: Desafios e Lições na Implantação na Prática Clínica. Para fechar o dia, “Neurocovid” é o tema da Sessão Plenária, com participação do Dr. Fabricio Feltrin.

Sala 3

Em Ultrassonografia Geral, o dia começa com Grandes Temas da Ultrassonografia, segue com Momento da Inovação com aula da Dra. Julia Diva Zavariz sobre “Metodologia Aplicada para a Avaliação Dermatológica por Ultrassonografia” e termina a manhã com apresentação de casos. Na parte da tarde, Obstetrícia e Medicina Fetal são os temas discutidos em três módulos: Achados Críticos, Dicas e a Sessão Plenária sobre o Desafio Atual em Cirurgias Fetais, com o Dr. Mauricio Saito.

Sala 4

No módulo de Tórax, o Momento da Inovação começa às 10h20 e traz aula do Dr. Bruno Aragão Rocha sobre “Métodos Quantitativos de IA no Contexto da Pandemia de COVID-19”, seguida de aula do Dr. Gustavo Portes Meirelles sobre “O Futuro da Imagem Torácica”. Em seguida, serão discutidos Achados Críticos na Prática do Radiologista Torácico, Dicas Rápidas em 10 Minutos sobre “Necrose da Gordura Mediastinal”, “Avaliação do Nódulo Pulmonar” e “Sinal do Halo Invertido”, e finalizando com Sessão Plenária sobre “Papel do Radiologista na Pandemia da COVID-19”, com a participação do Dr. Rodrigo Charute.

Sala 5

No módulo de Mama, as aulas começam com apresentações sobre “Fundamentos em Imagem Mamária”, segue com a sessão “Desafios: Casos em Que Tive Dificuldade e Como os Resolvi” e o Momento da Inovação sobre “Mamografia com Contraste Endovenoso”. Na parte da tarde, as aulas abordam “Complicações em Imagem Mamária”, “Prática Diária” e terminam com aula da convidada internacional Dra. Elizabeth Morris sobre Como a Genética se Encaixará em sua Prática.

Sala 6

O módulo de Abdominal, Digestório e Geniturinário traz aulas sobre Imagem de Fígado, a sessão “O Que Aprendi Com Esse Caso?”, e o Momento da Inovação sobre Dupla Energia Espectral por Deep Learning, aula ministrada pelo Dr. Henrique Cirino, e Atualização em Meios de Contrastes, pela Dra. Bruna Garbugio Dutra. Na parte da tarde, a discussão foca em Achados Críticos, Emergências e termina com a Sessão de Correlação Radiopatológica, com aula ministrada pelo palestrante internacional Dr. Jamie Marko, sobre Doenças não Neoplásicas dos Rins.