Dados do Trabalho
Título
Além da Neoplasia Urotelial da Bexiga: Casos Desafiadores
Introdução e objetivo(s)
A neoplasia de bexiga é a 10ª mais comum no mundo, com morbidade e mortalidade relevantes, sendo o carcinoma urotelial o tipo histopatológico mais comum (cerca de 90% dos casos). A detecção usualmente ocorre após a realização de um exame de imagem em paciente sintomático (mais comumente hematúria) ou assintomático. Entretanto, algumas patologias menos comuns podem se apresentar por imagem ou clinicamente sugestivas, gerando dúvidas diagnósticas, sendo incluídas no diagnóstico diferencial ou mesmo gerando diagnósticos presuntivos errôneos. Dessa forma, o objetivo do estudo é mostrar, através da imagem, características e formas de apresentação de patologias que acometem a bexiga além dos tumores uroteliais.
Método(s)
Foram selecionados casos do grupo de imagem abdominal da instituição de pacientes com patologias vesicais além das neoplasias uroteliais. Os casos foram revisados e analisados com revisão da literatura para que fossem apresentados de maneira didática.
Discussão
Os casos selecionados permitiram a demonstração de diversas patologias de origens variadas que podem acometer a bexiga e, que podem mimetizar neoplasias malignas (especialmente a urotelial, mais comum). Casos de patologias inflamatórias, infecciosas, tumores não-uroteliais, endometriose e até corpo estranho demonstram que algumas vezes o diagnóstico por imagem pode ser complexo e algumas vezes não definitivo. Algumas vezes o estudo histopatológico é imprescindível no diagnóstico, para elucidação dos casos e planejamento terapêutico da condição do paciente
Conclusões
Patologias que se manifestam como massas ou lesões que acometem a bexiga são variadas e heterogêneas, além de menos frequentes no cotidiano do radiologista. Dentre os casos vistos, foram caracterizadas lesões de diferentes origens que devem ser sempre correlacionadas com os dados clínicos e exames anteriores do paciente e somadas ao repertório do radiologista, para precisão e auxílio no direcionamento de conduta frente ao achado de imagem.
Palavras Chave
patologias da bexiga; lesões vesicais; Diagnóstico por imagem
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIEL CANTATORE FIGUEIREDO, LUCAS CHAGAS AQUINO, FERNANDO MORBECK ALMEIDA COELHO, THAIS CALDARA MUSSI, RONALDO HUEB BARONI