Dados do Trabalho
Título
Aplicações clínicas da linfangiografia por ressonância magnética em pacientes com cardiopatias congênitas: revisão sistemática
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O estágio final da cirurgia paliativa para cardiopatias congênitas com fisiologia univentricular é a operação de Fontan, embora essa cirurgia tenha aumentado muito a sobrevida desses pacientes, cronicamente a circulação de Fontan dentre outras situações adversas, leva ao aumento da pressão venosa central, o que predispõe ao surgimento de desordens linfáticas. O desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas afim de melhorar o prognóstico desses pacientes com fisiologia univentricular permanece um desafio para a medicina, devido não apenas ao pequeno diâmetro dos vasos linfáticos, o que exige um método com alta resolução espacial, mas também por conta da complexidade técnica em inserir meios de contraste em seu interior, o que pode tornar os métodos invasivos demais. Objetivo: Discutir os protocolos e elucidar as aplicações clínicas da ressonância magnética no estudo do sistema linfático central (SLC) dos pacientes com cardiopatias congênitas.
Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
Foi realizada busca sistemática na literatura (Embase, Pubmed, Scopus e Web of Science) para identificar artigos sobre Linfangiografia por Ressonância Magnética (LRM) em pacientes com cardiopatias congênitas. De 348 artigos identificados, 18 foram incluídos e seus protocolos e resultados foram descritos.
Discussão
Os estudos incluídos nesta revisão apresentam protocolos diferentes de LRM em populações heterogêneas; entretanto, a LRM destaca-se como uma técnica inovadora para o estudo do SLC nos pacientes com cardiopatias congênitas. Um dos protocolos possíveis envolve a injeção de gadolínio nos linfonodos inguinais e o subsequente monitoramento do fluxo dinâmico do contraste pelo SLC, usando imagens de ressonância magnética ponderadas em T1.
Conclusões
Embora com algumas dificuldades logísticas, esse protocolo tem demonstrado diversas aplicações clínicas, particularmente na orientação do tratamento de irregularidades linfáticas associadas a procedimentos de Fontan, como a bronquite plástica. Além disso, sua utilidade se estende à avaliação de obstruções e extravasamentos linfáticos no SLC. É possível também empregar esta técnica em outros cenários clínicos, como na elucidação do quilotórax pós-operatório, na investigação de linfangiectasias e para visualização do trajeto de linfáticos colaterais, oferecendo informações para o planejamento do tratamento dessas anormalidades.
Palavras Chave
Linfangiografia; Cardiopatias congênitas; Ressonância magnética
Arquivos
Área
Tórax
Instituições
Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto- FAMERP - SP - São Paulo - Brasil
Autores
CARLOS HENRIQUE COSTA, FERNANDA BRAOJOS BRAGA, ANTONIO SOARES SOUZA, ARTHUR SOARES SOUZA JR, RAFAEL FERNANDES FERREIRA