Dados do Trabalho


Título

Sarcomas da família Ewing e seus diagnósticos diferenciais

Introdução e objetivo(s)

O sarcoma de Ewing é um tumor de origem neuroectodérmica, que acomete os ossos e tecidos moles de crianças e adolescentes.
Este trabalho tem como objetivo revisar a epidemiologia, os dados clínicos e as características de imagem mais relevantes do sarcoma de Ewing.

Método(s)

Foram avaliados pacientes com diagnóstico de sarcoma de Ewing comprovados em exame anatomopatológico, com uma breve revisão da literatura, enfatizando as diferentes apresentações nos métodos de imagens, apresentação óssea e a extra óssea e seus diagnósticos diferenciais.

Discussão

A forma esquelética se apresenta radiograficamente como lesão óssea, de margens mal delimitadas, permeativa, com reação periosteal agressiva, em aspecto de “casca de cebola” ou “raios de sol” e componente de partes moles desproporcionalmente maior em relação a lesão óssea. Geralmente acomete a diáfise ou região metadiafisária dos ossos longos.
A ressonância magnética (RM) demonstra uma lesão heterogênea, com sinal predominantemente alto em T2, além da reação periosteal, edema da medular óssea e o grande componente de partes moles com focos de necrose e/ou hemorragia. Eventualmente pode se observar a lesão se estendendo as partes moles através dos canalículos intraósseos.
A forma extra-esquelética pode se apresenta como uma lesão sólida, bem definida, multilobulada, com componentes infiltrativos, heterogênea, com intenso realce ao contraste e focos de necrose e/ou hemorragia, acometendo principalmente os tecidos moles profundos das extremidades, sendo incomum a presença de calcificações. Não há acometimento ósseo. Mais comum na parte superior da coxa, glúteo, parte superior do braço e ombro.
Apresenta alguns diagnósticos diferenciais, sendo mais comum as lesões de células pequenas redondas, dentre elas a osteomielite e o osteossarcoma.
A osteomielite difere do sarcoma de Ewing, por apresenta uma reação periosteal mais linear e espessa e presença de abscessos de partes moles e intramedulares.
O osteossarcoma pode apresentar aspecto radiológico idêntico ao sarcoma de Ewing, inclusive podendo a matriz osteóide imitar a formação óssea reativa presente no sarcoma de Ewing.

Conclusões

A compreensão dos aspectos de imagem é essencial para o diagnóstico do sarcoma de Ewing e diferenciação com outras patologias ósseas, além de orientar decisões clínicas para um tratamento mais eficiente e personalizado.

Palavras Chave

Ewing; Sarcoma

Arquivos

Área

Sistema Musculoesquelético

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CAIO KUMASSAKA KAMIKOGA, GABRIEL PIANOWSKI PAJANOTI, BRUNO BASÍLIO CARDOSO, FERNANDA TAMI SATO, ANDRE MANNATO, RAFAEL YOO, MARCIO AUGUSTO ISHIDA, LUIZ THADEU ROCHA NEHME