Dados do Trabalho


Título

Estudo sobre a avaliação morfológica e funcional da gordura periprostática (ADC value) para predizer a agressividade do CaP por meio de ressonância magnética

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

A associação da gordura periprostática com o desfecho do CaP é controversa. O objetivo do estudo foi avaliar se a avaliação morfológica (medidas lineares) e a avaliação funcional (valor do ADC) da gordura periprostática podem predizer a agressividade do CaP, em um seguimento de 5 anos.

Material(is) e método(s)

Todos os pacientes com CaP comprovado por biópsia submetidos à RM 3.0T entre julho/2016 e junho/2018. As informações clínicas e demográficas incluíram PSA, densidade de PSA (dPSA), grau ISUP, estadiamento clínico e patológico e tratamento realizado. Os parâmetros derivados da RM foram obtidos por um radiologista experiente com 5 anos de experiência, que atribuiu uma pontuação PI-RADS, mediu a espessura da gordura subcutânea e periprostática e traçou um ROI na gordura periprostática para cálculo do ADC. Parâmetros clínicos e de ressonância magnética foram testados para possível associação com recorrência bioquímica, metástase sistêmica e morte relacionada ao CaP.

Resultados e discussão

858 pacientes inicialmente. Após exclusões, 109 pacientes foram incluídos. Utilizando o modelo de Cox, dPSA (<0,01), doença sistêmica no momento do diagnóstico (<0,01) e ADC médio (<0,02) foram preditores independentes de Sobrevivência Global (SG). Para Sobrevivência Livre de Progressão (SLP), apenas dPSA (<0,01) e doença sistêmica no momento do diagnóstico (<0,01) foram preditores independentes. Para avaliação do risco de recorrência sistêmica, utilizando o Modelo de Poisson, o dPSA apresentou Risco Relativo (RR) de 1,04 (IC95% 1,0-1,07) e p=0,03; doença sistêmica ao diagnóstico teve RR de 63,3 (3,7-86,4), p<0,01; e o ADC médio teve RR de 3,42 (1,52-7,69), p<0,01.

Conclusões

Nossos resultados indicaram que o ADC médio da gordura periprostática pode prever recorrência sistêmica semelhante aos biomarcadores clínicos. Se validados, estes resultados poderão influenciar decisões quanto à abordagem terapêutica destes pacientes no futuro.

Palavras Chave

câncer de próstata

Arquivos

Área

Abdominal/Trato Geniturinário

Instituições

HCFMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

DAVID FREIRE MAIA VIEIRA, CECÍLIA VIDAL DE SOUZA TORRES, ANDRÉ DE FREITAS SECAF , MATHEUS DE MORAES PALMA, ALEXANDRE SOUTO DE MORAES MORGADO, GABRIEL ANDRADE RAMOS, GABRIEL DE LION GOUVEA, JORGE ELIAS JÚNIOR , VALDAIR FRANCISCO MUGLIA