Dados do Trabalho
Título
Deep Resolve e Deep Resolve Boost: Uma comparação dos aceleradores em exames de ombro e coluna lombar na ressonância magnética.
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O objetivo deste trabalho é comparar o tempo de aquisição de exames de ressonância magnética (RM) de ombro e coluna lombar, utilizando protocolos com e sem os aceleradores Deep Resolve (DR) e Deep Resolve Boost (DRB).
Material(is) e método(s)
Foram analisados um total de 204 exames realizados em equipamentos de 1,5T (Siemens Altea) e 3T (Siemens Vida) selecionados aleatoriamente e cada exame foi dividido em dois grupos: um grupo controle sem DR e DRB e outro com DR e DRB. Cada grupo do exame RM de ombro continha 26 pacientes (n=104) e de RM de coluna lombar, 25 pacientes (n=100). Os resultados foram analisados através de teste de Kruskal-Wallis com pós teste de Dunn.
Resultados e discussão
Em relação ao exame de RM de ombro, em ambos os equipamentos houve uma diminuição significativa do tempo. No equipamento de 1,5T, passou de uma média de tempo total de 576 segundos de exame sem os aceleradores para 448 segundos com os aceleradores (p<0,01), representando um ganho de tempo de 22,23%. Enquanto no equipamento de 3T, foi de 626 segundos para 335 segundos (p<0,001), com ganho de 46,49%. Para o exame de coluna lombar, houve um ganho significativo de tempo, de 40,57%, no equipamento de 3T, passando de 747 segundos para 444 segundos com os aceleradores (p<0,001). Já no equipamento de 1,5T não houve uma diferença significativa no tempo, indo de 737 segundos para 632 segundos com os aceleradores (p>0,05), representando uma melhora de apenas 14,25%.
Conclusões
Os aceleradores Deep Resolve e Deep Resolve Boost demonstraram uma melhora significativa de desempenho em relação ao tempo de exame de RM de ombro, nos equipamentos de 1,5T e 3T, e de RM de coluna lombar, no equipamento de 3T. Além de apresentar uma visível melhora na qualidade da imagem, ou permitir uma aquisição mais rápida sem perda da qualidade prévia. Logo, a implementação desse tipo de produto pode levar a uma maior produtividade para o serviço e melhor experiência para o paciente, principalmente aos que têm claustrofobia ou sentem muita dor ou desconforto por precisarem ficar imóveis durante o exame.
Palavras Chave
Deep Resolve; Deep Resolve Boost; Ressonância magnética
Arquivos
Área
Biomedicina
Instituições
Hospital Sírio Libanês - São Paulo - Brasil
Autores
BEATRIZ CAVALCANTE SILVA, THIAGO MACIEL DOS SANTOS DE OLIVEIRA, KLEBER SHIRATORI SCHULER, ALEX EVANGELISTA, GIOVANNI GUIDO CERRI, CESAR HIGA NOMURA, MARCOS FELIPPE DE PAULA CORREA , DANIELLA BOSCO ZAMBELLI, PAULA CAPARROZ LUCIO, DENNIS HENRIQUE LEANDRO DA SILVA