Dados do Trabalho
Título
Hipertensão renovascular: o papel da radiologia do diagnóstico ao tratamento
Introdução e objetivo(s)
A hipertensão renovascular (HRV) é uma condição caracterizada por um aumento da pressão arterial devido a obstruções nas artérias renais, levando uma redução do fluxo sanguíneo para os rins. É uma causa comum de hipertensão secundária e um importante fator precedente de nefropatia isquêmica. Suas principais etiologias são a aterosclerose e a displasia fibromuscular.
A HRV tem sido amplamente estudada a fim de estabelecer protocolos para seu diagnóstico precoce, reduzindo a progressão da doença e as complicações associadas.
Este trabalho tem como objetivos principais: compreender a fisiopatologia e as etiologias da hipertensão renovascular, correlacionando com o papel das diferentes modalidades de imagem diagnósticas associada as diretrizes atuais baseadas em evidências para o correto manejo do paciente, além de abordar os achados de imagem no pós tratamento desses pacientes.
Método(s)
Ensaio pictórico baseado em casos originais coletados em nosso serviço e revisão da literatura.
Discussão
O diagnóstico de hipertensão renovascular pode ser confirmado através de diferentes métodos de imagem utilizados conforme a estratificação de risco do paciente.
A ultrassonografia com Doppler é uma técnica segura, de baixo custo e utilizada como método de triagem inicial, baseando-se na avaliação de métodos diretos e indiretos das artérias renais, que combinados aumentam a sensibilidade do diagnóstico.
A angiotomogtafia (ATC) é um método não invasivo de triagem e diagnóstico que oferece avaliação tridimensional dos vasos renais com maior precisão, principalmente na displasia fibromuscular. A angiorressonância (ARM) também é um método não invasivo, livre de radiação eficaz para o diagnóstico preliminar de estenoses das artérias renais, com vantagens em pacientes idosos ou com função renal comprometida por não necessitar do uso de contraste.
Considerado padrão ouro, a angiografia por subtração digital (DSA) é um método diagnóstico invasivo que apresenta riscos significativos, com alta morbimortalidade, indicada apenas para casos específicos.
Conclusões
A HRV é uma condição clínica complexa e sua abordagem eficaz requer uma compreensão aprofundada. A busca por estratégias de estratificação de risco e diagnóstico precoce tem sido o foco crucial dos estudos, com diversas modalidades de imagem desempenhando papéis específicos nesse cenário associado à pesquisa e prática no diagnóstico da HRV.
Palavras Chave
hipertensão renovascular; displasia fibromuscular; aterosclerose
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) - São Paulo - Brasil
Autores
HEYTOR JOSE OLIVEIRA CABRAL, MANOEL HENRIQUE FONSECA BARBOSA, GABRIEL PIANOWSKI PAJANOTI, LETICIA VICTORAZZO LOUZADA, TAMIRES MORITA, PRISCILA AKEMI SILVA TAKITANI, VINICIUS CASTRO REZENDE FIOROT, IGOR ROTHER CÉSAR DE OLIVEIRA, DANIEL BORGES MONTEL, FABIO LEWIN