Dados do Trabalho


Título

Dispositivos Intratorácicos: um ensaio sobre posicionamento inadequado e complicações relacionadas.

Introdução e objetivo(s)

Os dispositivos invasivos desempenham importante papel na prática médica, oferecendo subsídio para diagnóstico, manejo, monitoramento e/ou tratamento de condições de saúde em todas as subespecialidades, sendo o tórax o local mais frequente de inserção desses equipamentos.
Em diversas situações, há fatores que podem dificultar a locação adequada, como ambiente de urgência/emergência e, de forma semelhante, há circunstâncias que também dificultam ou prejudicam a avaliação por imagem desses aparatos, como a presença de múltiplos dispositivos em um exame de radiografia à beira leito.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de casos em que os dispositivos invasivos torácicos foram posicionados de forma inadequada, destacando as complicações resultantes e fornecendo orientações para identificação precoce.

Método(s)

Ensaio pictórico baseado em casos originais coletados em nosso serviço e revisão da literatura sobre o tema.

Discussão

Essenciais na prática clínica, os dispositivos invasivos possuem técnicas de inserção bem definidas, baseadas principalmente na anatomia, a fim de evitar mal posicionamento e suas complicações. Apesar disso, há situações que produzem fatores confundidores para a inserção e para a avaliação imaginológica posterior desses.
A avaliação apropriada do posicionamento também é dependente da qualidade técnica do exame de imagem. A partir da exposição dos casos nessa apresentação, da revisão anatômica e de dicas a respeito desses, espera-se contribuir para que haja uma análise mais cuidadosa, principalmente quando houve condições adversas no momento da inserção ou mesmo no momento de avaliação por imagem, seja por questões de disponibilidade de equipamentos mais desenvolvidos ou por impossibilidade de deslocamento do paciente.

Conclusões

O posicionamento inadequado de equipamentos invasivos torácicos é definido pela análise conjunta da função do dispositivo, sua relação com as estruturas adjacentes e as possíveis variações anatômicas. Dessa forma, é essencial que o médico radiologista saiba avaliar sua localização nos exames, adequada ou não, e as possíveis complicações do mal posicionamento, visando reduzir as possibilidades de progressão dessas.

Palavras Chave

Dispositivos intratorácicos; posicionamento inadequado; imagem do tórax

Arquivos

Área

Tórax

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) - São Paulo - Brasil

Autores

HEYTOR JOSE OLIVEIRA CABRAL, LAIS SCHWEIGER FREITAS ABDUCH, BRENDA NAJAT BOECHAT LAHLOU, TAMIRES MORITA, JULIANA AMORIM TEIXEIRA GRILL, CASSIO GOMES DOS REIS JUNIOR, ALEXANDRE MARCHINI SILVA