Dados do Trabalho
Título
Uso da angiotomografia cada vez mais precoce na avaliação de coronárias de pacientes jovens e achados cardiovasculares.
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O propósito desta pesquisa é conduzir uma análise do conteúdo científico publicado nos últimos 10 anos, com foco na utilização da angiotomografia de coronárias em pacientes com idades entre 18 e 40 anos. Este estudo visa não apenas examinar os achados obtidos por meio dessa técnica, mas também correlacioná-los com o estilo de vida desses pacientes. Além disso, busca-se discutir a relevância da AngioTC na prevenção de eventos cardíacos, como infarto, em jovens adultos.
Material(is) e método(s)
Realizado coleta de dados de pacientes entre 18 e 40 anos que fizeram a Angiotc no período de 2023 no hospital. E para corroborar foi feito uma revisão da literatura científica com pesquisa na base de dados eletrônicos das plataformas com os seguintes descritores angiotomografia, infarto, DAC em jovens adultos, lifestyle e DAC. Foram incluídos artigos publicados entre 1983 e 2023, nas línguas inglesa e portuguesa, respeitando os critérios de seleção.
Foi estudado dentro desse projeto a Doença Arterial Coronariana (DAC) sendo uma das principais responsáveis pela mortalidade no país, resultando em altas hospitalizações e procedimentos cardíacos e também a Angiotomografia Computadorizada (AngioTC) e como ela pode desempenhar um papel crucial na prevenção de infartos, proporcionando uma avaliação precisa e não invasiva das artérias coronárias.
Resultados e discussão
A Doença Arterial Coronariana (DAC), principal causa de mortes no Brasil com 400 mil óbitos anuais, resulta da obstrução das artérias coronárias, podendo levar a infartos. A prevenção é possível com um estilo de vida saudável. A AngioTC, não invasiva e sensível, é crucial para diagnóstico precoce, identificando obstruções e orientando intervenções. No estudo com 300 pacientes, 13,85% apresentaram ateromatose, 13,5% com oclusão significativa. Estilo de vida revelou sedentarismo, elevado IMC, dislipidemia, pressão alta e tabagismo. A AngioTC não apenas diagnostica, mas também guia a monitorização contínua e adaptação de estratégias terapêuticas.
Conclusões
Os resultados destacam a importância da promoção de um estilo de vida saudável diante da DAC, principal causa de mortalidade no país. A associação entre ateromatose e fatores modificáveis ressalta a relevância da AngioTC na identificação precoce, oferecendo oportunidades estratégicas para ações preventivas e a redução de morbidade e mortalidade cardiovascular.
Palavras Chave
angiotomografia; coronárias; infarto
Arquivos
Área
Biomedicina
Instituições
Hospital Sírio Libanes - São Paulo - Brasil
Autores
BARBARA RIBEIRO BATISTA VAZ DE AZEVEDO, MARIA KATIANE DE ALBUQUERQUE , ALEX EVANGELISTA , PAULA CAPARROZ LUCIO, LUIS FRANCISCO RODRIGUES DE AVILA