Dados do Trabalho
Título
Peer Learning na imagem mamária: Aprendizados em nossa instituição
Introdução e objetivo(s)
Os erros médicos são uma causa substancial de morbimortalidade, estimando-se que contribuam em aproximadamente 10% das mortes de pacientes e 17% dos eventos adversos em hospitais. As estimativas apontam que erros médicos são a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos.
Na radiologia, a maioria dos erros médicos são de diagnóstico e estão relacionados a 75% dos processos por negligência médica movidos contra radiologistas.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de viéses diagnósticos na imagem mamária, explorar os conceitos de peer review e peer Learning, exemplificando-os com casos didáticos e trazendo a experiência aplicada na instituição.
Método(s)
Ensaio pictórico retrospectivo baseado em casos clínicos provenientes do arquivo hospitalar, com ênfase no relato de experiência de achados raros e diagnósticos brilhantes da imagem mamária. A seleção dos casos foi realizada de forma abrangente, incluindo casos utilizados nas reuniões de melhoria contínua. A coleta de dados envolveu revisão de registros médicos, obtenção de imagens ultrassonográficas, mamográficas e de ressonância pertinentes.
Discussão
O termo “Peer Review” refere-se à revisão de projetos/trabalhos por um par qualificado e que desempenhe a mesma função que o indivíduo que está sendo avaliado. Na radiologia, esse conceito foi inicialmente proposto e aplicado para manter a qualidade, num processo em que as imagens originalmente interpretadas são selecionadas e revisadas por outro radiologista. Os radiologistas entrevistados neste método de controle de qualidade relataram frequentemente sentimento de perseguição, constrangimento, injustiça ou falta de aleatoriedade, além de ser um processo caro e às vezes julgado como inútil.
Neste contexto, o Peer Learning é uma estratégia com foco na aprendizagem em grupo, gerando uma cultura colaborativa, respeitosa e não punitiva, melhorando o desempenho na prática da radiologia moderna. Os encontros consistem em discussões de casos, incluindo não apenas erros ou divergências, mas também casos de diagnósticos brilhantemente realizados, e também casos didáticos.
Conclusões
Por fim, é de suma importância conhecer os erros diagnósticos, o que motiva cada tipo de viés e quando ocorrem são excelentes maneiras de usá-los como aprendizado para minimizar futuras falhas. Nesse cenário, o Peer Learning se apresenta como uma ferramenta útil no controle da qualidade, proporcionando melhoria contínua adequada.
Palavras Chave
Imagemdamulher; educação continuada; Peer Learning;
Arquivos
Área
Mama
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
MATHEUS MARCELINO DIAS, MARCELA CAETANO VILELA LAUAR, HENI DEBS SKAF, ANA CLAUDIA SILVEIRA RACY, BRUNA M T Tachibana, ALINE LEMGRUBER PRADO COSTA