Dados do Trabalho
Título
Como se obter uma relação satisfatória entre dose e qualidade em tomografia abdominal pediátrica?
Introdução e objetivo(s)
A relação entre qualidade da imagem e a dose de radiação, em tomografia computadorizada (TC), esta associada aos parâmetros de aquisição, processamento e reconstrução de imagens. Estes parâmetros são selecionados de acordo com os tipos de exames e características dos pacientes. Portanto, neste estudo será apresentada uma metodologia experimental, como o objetivo de se obter uma relação satisfatória entre qualidade e dose para os exames pediátricos de abdome.
Método(s)
A investigação foi realizada, com um simulador antropomórfico CIRS mod. Atom, o qual mimetiza uma criança de cinco anos de idade e desta maneira os pacientes pediátricos não foram irradiados. As imagens de simulação foram adquiridas em equipamento Siemens, mod Dual Source Somatom Force, o qual possui dois tubos de raios X. As simulações foram adquiridas com (e sem) algoritmos modulação (CareDose4D), kernels de processamento (Br40 e Bl57), energia multiespectral (DE), retroprojeção filtrada (BPF) e de reconstrução iterativa (IR-ADMIRE). O critério adotado de qualidade da imagem foi em termos da razão contraste ruído (CNR), em regiões de interesse das imagens (ROI), para partes moles, parênquima e osso. Para tanto foram determinados os valores de unidade de Hounsfield (HU) e ruído (SD) das imagens de simulação. Os valores de dose de radiação (CTDIvol e DLP) foram extraídos do arquivo DICOM do próprio equipamento.
Discussão
A partir das simulações tomográficas identificamos os fatores que afetam a qualidade e a dose. A simulação que apresentou menor ruido e maior valor de CNR foi sem o emprego da modulação de corrente, entretanto o valor dose foi inadequado. As simulações com o uso da modulação causaram uma redução da dose, com aumento do ruído, porém esta degradação de contraste foi compensada pela reconstrução iterativo e menores doses de radiação. O protocolo que apresentou um compromisso satisfatório entre qualidade de imagem e a dose adequada foi com o emprego da técnica de dupla energia, curva de modulação média e reconstrução ADMIRE nível 5.
Conclusões
A adoção de uma metodologia experimental permitiu a melhor utilização dos recursos do equipamento na padronização dos exames de TC pediátrica abdominal, com um compromisso entre dose adequada e qualidade satisfatória de imagens.
Palavras Chave
Tomografia Abdominal; Dose
Arquivos
Área
Pediatria
Instituições
GRUPO FLEURY - São Paulo - Brasil
Autores
RENATO DIMENSTEIN, LISA SUZUKI, GABRIEL GAVIRAGHI LUBKE, DOUGLAS CARLI SILVA