Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE PAGET DA MAMA: RELATO DE CASO DE UMA DOENÇA RARA COM APRESENTAÇÃO TÍPICA

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Este relato de caso tem por objetivo apresentar um caso típico de doença de Paget da mama atendido em nosso serviço e correlacionar os achados clínicos e histológicos com os de imagem por meio de uma revisão da literatura.

História clínica

Paciente do sexo feminino, 55 anos, com antecedente familiar de câncer de mama (irmã) se apresenta ao serviço para exames de rastreamento. Ao exame físico, foi evidenciada lesão ulcerada em mamilo esquerdo. Mamografia evidenciou calcificações grosseiras e heterogêneas no quadrante inferolateral da mama esquerda e a ressonância magnética caracterizou realce não nodular heterogêneo com distribuição segmentar na mesma topografia. A paciente foi submetida à biópsia, com diagnóstico de carcinoma ductal in situ (CDIS) e, em seguida, submetida à exérese cirúrgica (da lesão da mama e da lesão areolar) que confirmou o diagnóstico da lesão da mama (CDIS) juntamente com o diagnóstico da lesão areolar (doença de Paget da mama).

Discussão e diagnóstico

A doença de Paget da mama é caracterizada pela presença de células neoplásicas na derme, acometendo o complexo areolopapilar. Trata-se de uma neoplasia rara (incidência de 1 - 3% dos cânceres de mama diagnosticados nos Estados Unidos anualmente) que se apresenta tipicamente como uma lesão eczematoide do complexo areolopapilar e, em mais de 90% das vezes, está relacionada com um carcinoma mamário subjacente. Exames de imagem, complementares ao exame físico, auxiliam no grau de suspeição diagnóstica, que é confirmada por meio de biópsia cirúrgica.

Conclusões

A despeito da baixa incidência desse diagnóstico, a doença de Paget da mama se apresenta de forma bastante típica, e o conhecimento prévio de tal apresentação é necessário para a suspeita diagnóstica. No que diz respeito ao papel do radiologista, essa doença ressalta a importância de uma avaliação completa e cuidadosa de imagens de mama, sobretudo diante de lesões parenquimatosas associadas a lesões muitas vezes tênues do complexo areolopapilar.

Palavras Chave

Doença de Paget da mama; Carcinoma ductal in situ; Diagnóstico de câncer de mama

Arquivos

Área

Mama

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

PEDRO JOSÉ DAMATO DIAS BARROSO, LAURA MULAZZANI MINUZZI MACEDO, MATEUS GALLETTI OLIVEIRA, NICOLE SIMÕES MARINI, MARCELA CAETANO VILELA LAUAR, RENATA FERES, JULIANA HIRAOKA CATANI, ERICA FRANÇOLIN FEDERICCI, HENI DEBS SKAF