Dados do Trabalho


Título

PET/CT com FAPI-68Ga: o que o biomédico precisa saber sobre a biodistribuição e aquisição das imagens?

Introdução e objetivo(s)

O microambiente tumoral apresenta uma grande quantidade de fibroblastos ativados que expressam a glicoproteína transmembrana, denominada proteína de ativação dos fibroblastos (FAP). Para identificar essa proteína foram desenvolvidas uma série de pequenas moléculas inibidoras (FAPI), dentre elas os FAPI-46 pode ser marcado com Ga-68 para realização do exame de PET/CT com FAPI-68Ga.
O objetivo deste trabalho é apresentar nossa experiência inicial, a biodistribuição e o protocolo para aquisição de imagens com esse novo radiotraçador para PET/CT.

Método(s)

Este estudo prospectivo utilizando o FAPI-46 marcado com Ga-68, preparado na radiofarmácia do hospital, iniciou em outubro de 2023 e encontra-se em andamento.
O exame com FAPI-68Ga não requer preparo prévio ou jejum; e a aquisição das imagens de corpo inteiro inicia 60 minutos após a administração de aproximadamente 218 MBq do radiofármaco. Os exames foram realizados no PET/CT modelo Biograph mCT40 (Siemens Healthineers), 4 minutos por FOV, matriz 200 x 200, 2 iterações, 21 subsets e filtro Gaussian 3,0; parâmetros utilizados nos outros exames realizados com Ga-68.

Discussão

De outubro de 2023 até janeiro deste ano foram incluídos nove pacientes na pesquisa e não houve registro ne qualquer intercorrência.
A biodistribuição do marcador destaca uma excreção predominantemente pelas vias urinárias com intensa concentração do FAPI-68Ga nos rins, bexiga e ureteres; leve captação em músculo esquelético; mucosa oral; e alta concentração do radiotraçador no tumor, achados que corroboram com a literatura existentes.
Porém, em nossa casuística observamos sinais de excreção pelo sistema hepatobiliar em oito pacientes (87%), achado descrito com normal para alguns tipos de FAPI marcados com Ga-68. É importante destacar que os fibroblastos ativados também estão presentes em outras alterações não oncológicas, o que requer maior atenção da equipe multidisciplinar na avaliação inicial e descrição do histórico de doenças anteriores dos pacientes.

Conclusões

Nossa experiência inicial demonstrou que o protocolo padrão para os exames PET/CT com Ga-68 também está adequado para os exames com FAPI-Ga68. A biodistribuição do marcador é favorável para identificação de tumores; porém, mais estudos clínicos serão necessários para classificação de possíveis “pitfalls” e variantes normais.

Palavras Chave

FAPI-46; PET/CT; FAPI-68Ga

Arquivos

Área

Biomedicina

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

SOLANGE SOLANGE NOGUEIRA, FERNANDA AMBROGI BARBOSA DA LUZ, VIVIAN IACONE, PALOMA LUPINARI CAIADO, JODAIR LOPES COELHO, ANNA CAROLINA DE ALCÂNTARA BARBOSA, FERNANDA CRISTINA DA SILVA DOMINGOS, MARIA LUIZA MEDEIROS BONINI, DORA DOS SANTOS FONSECA, MARYCEL ROSA FIGOLS DE BARBOZA, LILIAN YURI ITAYA YAMAGA