Dados do Trabalho


Título

K-T SPEEDER: inovação para a sequência 2D-SSFP CINE com redução do tempo de aquisição e aumento da efetividade das cines.

Introdução e objetivo(s)

O k-t SPEEDER representa uma inovação na ressonância magnética cardiovascular, proporcionando uma alternativa eficiente à sequência convencional 2D-SSFP. Ele elimina a exigência de múltiplas apneias devido a sua aquisição mais rápida que o convencional e reduz significativamente o tempo total de exame sendo especialmente benéfico para pacientes com sintomas de insuficiência cardíaca que possuem muita instabilidade respiratória e arritmias cardíacas no momento do exame. Esta técnica inovadora utiliza correlações espaço-temporais e mapas de sensibilidade de bobina para acelerar a aquisição de imagens. Ao extrair informações desses dados durante o pós-processamento, o k-t SPEEDER supera as limitações da 2D-SSFP, permitindo uma reconstrução mais rápida e eficiente.

O estudo em questão visa validar clinicamente a precisão do k-t SPEEDER na avaliação de volumes, função e massa do ventrículo esquerdo em comparação com a sequência estabelecida 2D-SSFP cine. Essa pesquisa busca não apenas demonstrar a eficácia da técnica, mas também fornecer insights valiosos para sua aplicação prática em diagnósticos cardíacos rápidos e precisos.

Método(s)

O protocolo incluiu cine k-t SPEEDER, 2D-SSFP, fluxo fase-contraste na aorta ascendente que foi mensurado para validar os resultados do k-t SPEEDER na Ressonância Magnética Canon Vantage Titan 1.5T (Canon Tokyo, Japão).

Discussão

O k-t SPEEDER cine, sem a necessidade de uma fase de treinamento, foi comparado favoravelmente ao método convencional 2D-SSFP para a quantificação de medições do ventrículo esquerdo (VE), demonstrando alta concordância. A técnica acelerada reduziu pela metade o número de respirações necessárias, resultando em uma diminuição de 60% no tempo de aquisição e uma excelente qualidade de imagem em 88% dos casos. A qualidade de imagem, em média, foi avaliada como superior com o k-t SPEEDER em comparação com o 2D-SSFP, mesmo em pacientes com artefatos. O k-t SPEEDER apresentou vantagens significativas em termos de tempo de aquisição, sendo 60% mais rápido do que 2D-SSFP, enquanto outras técnicas comparáveis alcançam apenas reduções de cerca de 80%.

Conclusões

O k-t SPEEDER cine é uma abordagem eficaz e vantajosa para a avaliação do VE, oferecendo rapidez na aquisição, alta qualidade de imagem e concordância clinicamente relevante com o método estabelecido 2D-SSFP.

Palavras Chave

2D-SSFP; Ventriculo; Ressonância

Arquivos

Área

Cardiovascular

Instituições

Heart Institute of the Hospital das Clínicas of FMUSP (InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) - São Paulo - Brasil

Autores

ANGELA DOS SANTOS MARIN, JACQUELINE KIOKO NISHIMURA MATSUMOTO, ISABELLA CABALLERO BAPTISTA PEREIRA, CÉSAR HIGA NOMURA, ROBERTO NERY DANTAS JÚNIOR, ANTONILDES NASCIMENTO ASSUNÇÃO JÚNIOR, GABRIELA LIBERATO DE SOUZA