Dados do Trabalho
Título
Ductus diverticulum: um relato de caso
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O ductus diverticulum é um abaulamento resultado de malformação congênita da artéria aorta torácica, que pode ser confundido com lesões agudas aórticas, por exemplo. Geralmente é formado no aspecto anteromedial da aorta, sítio de inserção do ligamento arterioso, frequentemente associado a lesões por trauma.
História clínica
Trata-se de paciente feminina de 69 anos, evoluindo com dor torácica posterior nos últimos meses, quando procurou Unidade de Pronto Atendimento e foi encaminhada a este serviço apresentando angiotomografia de aorta de novembro de 2023 em que constava aneurisma sacular de aorta. Como antecedentes patológicos, informou acidente automobilístico 30 anos atrás, quando houve consequente amputação transfemural do membro inferior direito. Foi avaliada pela equipe de cirurgia cardiovascular, que solicitou, dentre outros, exames de imagem.
Discussão e diagnóstico
Novo estudo por angiotomografia, feita em 29/01/2024, revelou dilatação aneurismática sacular do aspecto anteromedial da borda inferior do istmo (segmento IV a), junto à fixação do ligamento arterioso, medindo em seu maior eixo transverso corrigido 38,3 mm, com extensão de até 41,5mm, sem trombo mural ou sinais de instabilidade, suscitando a hipótese diagnóstica de ductus diverticulum. Os demais segmentos da aorta apresentam calibres preservados.
O ductus diverticulum costuma se apresentar como uma protuberância sutil e focal com ângulos obtusos em relação à parede aórtica. O pseudoaneurisma, seu importante diagnóstico diferencial, por exemplo, se apresenta geralmente com ângulos agudos com a aorta. Outras afecções que fazem diagnóstico diferencial com a malformação ora apresentada são lesões mínimas aórticas, aortic spindle e divertículo de aorta descendente.
Conclusões
A discussão do caso em questão visa trazer esse achado incomum para o conhecimento de médicos radiologistas, sobretudo os menos experientes ou habituados a esse tipo de exame, a fim de evitar o seu não reconhecimento e diagnósticos errados, que podem levar a um direcionamento terapêutico inapropriado com graves repercussões em potencial.
Palavras Chave
Ductus diverticulum; MALFORMAÇÃO; AORTA
Arquivos
Área
Cardiovascular
Instituições
Hospital Madre Teresa - Minas Gerais - Brasil
Autores
BERNARDO ALVARENGA DE MELO, ANA LUÍSA FERNANDES MADEIRA, BARBARA SOUSA REIS PEREIRA, CHARLES BERNARDO BUTERI FILHO, GABRIEL REIS RACHID, MARCOS VINÍCIUS LINO CAMPOS, THAIS DE ALMEIDA CASCÃO, TÚLIO CEZAR DE SOUZA BERNARDINO