Dados do Trabalho
Título
Achados Ultrassonográficos da Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) Neonatal e Pediátrica
Introdução e objetivo(s)
A crescente incidência de casos pediátricos de alergia à proteína do leite de vaca (APLV) em nossa Instituição, cuja manifestação variou de uma simples diarreia até casos mais graves de enterorragia e anemia, nos motivou a apresentar este trabalho, que vai mostrar as diferentes formas de manifestação ultrassonográfica da APLV, por vezes assustadoras necessitando de diagnóstico correto para o tratamento precoce.
Método(s)
Utilizamos casos do Grupo de Radiologia Pediátrica do nosso serviço para mostrar a importância da ultrassonografia na avaliação sistemática do abdome, incluindo a avaliação minuciosa do trato gastrointestinal.
Discussão
A ultrassonografia é um exame de rastreamento de baixo custo e morbidade e amplamente disponível. Pode ser utilizado rotineiramente para o diagnóstico e monitoramento das alterações relacionadas à APLV. A crescente incidência de casos pediátricos de APLV em nossa Instituição, nos motivou a apresentar este trabalho, para alertar sobre suas diferentes apresentações ultrassonográficas, das mais simples às mais complexas, enfatizando a avaliação sistemática do abdome com especial atenção às alças intestinais.
Conclusões
A ultrassonografia tem papel importante na pediatria e neonatologia, por não utilizar radiação ionizante e ter a possibilidade de ser realizada a beira leito com diagnóstico em tempo real. Para isso, o conhecimento dos principais achados relacionados à APLV e os diagnósticos diferenciais são de fundamental importância para o reconhecimento precoce e orientação terapêutica correta e precisa.
Palavras Chave
Alergia à Proteína do Leite de Vaca; Ultrassonografia; pediatria
Arquivos
Área
Pediatria
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
VÍTOR CARMINATTI ROMANO, MÁRCIA WANG MATSUOKA, FABIANA GUAL, YOSHINO TAMAKI SAMESHIMA